Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 219
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ 
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA.

"A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade."

Mark é um garoto de 12 anos, determinado e corajoso, que tem uma família amorosa, um cachorro companheiro chamado Beau, uma grande amiga Jessie, gosta de fotografia e histórias em haicais escritas em seu caderninho. Ele carrega um sonho, de escalar a montanha do Monte Rainier. E infelizmente, carrega também uma doença, tratamentos e seus problemas devido o câncer.

"Isso é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que as faz lembrar de que suas vidas estão indo embora."

Ele passou a odiar o tempo, como corria e tudo o que levava após uma ligação do médico, quando soube que sua doença havia piorado. Isso porque ele precisaria enfrentar tudo novamente: tratamentos, remédios, pais preocupados e tudo mais. Com isso, ele decidiu que era hora de realizar um sonho, de fazer isso por alguém especial e por ele mesmo. Escalar o Monte Rainier.

"Eu amava o relógio. Até começar a odiar o tempo. E como ele ia embora".

Ele então, decide ir. Confia em sua grande amiga para guardar seu segredo e vai. Pega seu companheiro Beau, sua bolsa e coloca alguns alimentos, remédios, seu caderninho com haicais, seu pouco dinheiro e uma passagem de trem (somente de ida) para chegar em seu destino. 
Porém, os 423 quilômetros foram suficientes para uma grande aventura. Uma garçonete, grupinho de garotos maldosos, três anjos, um motorista e um homem com uma história triste. Ele passou por diversas situações, todas que levavam ele a desistir da ideia de chegar na montanha. Mas ele estava decidido, e não tinha medo do que pudesse vir, e tinha sempre seu companheiro ao seu lado. Assim como Jess, que mesmo longe não deixava de ser sua amiga, por continuar guardando seu segredo, enquanto ninguém tinha ideia de onde eles poderiam estar.

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado."

Depois de muito caminhar e enfrentar diversos problemas, Mark e Beau foram forçados a parar. Não tinham mais estruturas e nem condições de seguir. Mas, ele aprendeu muita coisa durante a viagem, inclusive o que era mais importante.

O livro é dividido em 13 capítulos em primeira pessoa, e todos eles com um 1/2 capítulo que conta como estava Jess e os pais de Mark durante essa aventura. A procura pelo garoto e o cachorro desaparecidos, as tempestades e tudo mais.
Os capítulos são curtos e são escritos de forma leve, o que torna a leitura rápida com todo o suspense da aventura e os acontecimentos. Comecei lendo as 18:30 e só terminei no dia seguinte porque trabalho, se não esse seria mais um livro lido sem pausa alguma, porque realmente é possível.

Com toda a drama, a gente reflete sobre muita coisa, como ele diz:

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós encontramos. E seguimos em frente. Eu segui em frente".
A capa é linda e a ligação com o livro é perfeita. Eu não esperava que fosse me surpreender tanto. Apesar da história meio juvenil, acho que "A mais pura verdade" é um dos livros que todos deveriam ler. Principalmente aqueles que gostam de amizade, amor e companheirismo acima de qualquer problema, qualquer doença. E nunca, nunca deixe de tentar fazer algo. O tempo voa e leva com ele tudo o que está ao nosso redor. As vezes é preciso procurar nossa montanha, mesmo que não seja possível ir até o topo. A gente aprende muito com as dificuldades da vida, e um de seus aprendizados é que não devemos desistir nunca. Essa é a mais pura verdade.


Deixe um comentário