Título: O colecionador de Borboletas
Autora: Cecília Mouta
Editora: Novo Século
Páginas: 256
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★
Sinopse: Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.

O Colecionador de Borboletas, publicado pela editora Novo Século, é o livro de estreia da Cecília Mouta, parceira do Um livro ou dois. Uma obra que fala sobre amor, amizade, saudade, destino, morte e borboletas. Fiz várias marcações nele, tem muitas frases que servem de reflexão e são marcantes para nossa vida.


Nicola é um pesquisador e fascinado por borboletas, com uma vasta coleção. Ele acorda internado em uma clínica e perdeu a memória. Sua médica é a Dra. Liz e sua assistente ou enfermeira é a Ester. Ele não sabe o porquê e nem como foi parar lá. Quase toda noite ele tem pesadelos e crises que não consegue controlar. E ao longo dos dias, principalmente quando ele vê uma borboleta verde, ele sente fortes dores e como uma fumaça... Vão surgindo lembranças de seu passado.

"O que seriam de vocês, borboletas, se as mudanças não fossem essenciais?"

Ele descobre que tudo começou por causa da Joana, e das borboletas, é claro. Ela era uma caçadora de borboletas e ensinou Nicola a caçar também, assim como lhe ensinou sobre o efeito borboleta. Aliás, você conhece? Foi assim que ele descobriu seu amor por essas lindas criaturas. Afinal, quem não ama ver uma borboleta de perto, voando ou pousada em seu dedo? Eu já tive o prazer de sentir o leve toque de uma borboleta em meu dedo, Nico. Nós sabemos bem o que isso significa, né?

"Você fez da minha vida uma existência. Você fez de mim alguém além de uma razão. Você me ensinou o que realmente vale nessa vida. Tenho medo de te perder, pois sei que vou perder a mim mesmo. Eu pertenço a você, para sempre será assim. Se te amo, é porque você já se tornou a essência da minha vida."

Bom, Joana era o amor de sua vida, desde sua adolescência. Juntos, caçavam borboletas, sonhavam, aprenderam a amar e foram juntos para a tão sonhada faculdade de biologia. Mas apesar disso, Nicola nunca teve uma vida tranquila. Seus pais viviam brigando. Ele não sentia amor de sua mãe e seu pai dele tinha sérios problemas com cigarro.

Nico usa o efeito borboleta algumas vezes para voltar no tempo em momentos importantes, mas esse efeito gera consequências, mesmo mudando o presente, ele percebeu que não era possível alterar o futuro de alguém em especial.

"Quantos erros cometi, tentando acertar, mas que apenas me levaram a mais erros".

O incentivo da Liz era ajudar Nicola, que achava que estava ficando louco. E com um tempo, ele acabou se apaixonando por ela, um sentimento recíproco. Mas ele precisava saber o que aconteceu com Joana, e para isso precisava ter mais lembranças de seu passado.

Sua memória voltou, e ele conseguiu ver quem se tornou, o que o levou a perder a memória e a ficar desse jeito, além de viver algo que ele não esperava. 
O final é surpreendente, a Cecília separou muito bem as lembranças, sem deixar que a história ficasse cansativa e sim, misteriosa. E conseguiu me fazer pensar em um final durante toda a leitura e amar o final diferente do que eu esperava. Eu realmente não achava que tudo acabaria bem, mas foi maravilhoso.

Nunca li nada igual, nem sobre borboletas. Esta esperando o que para conhecer a verdade sobre o efeito borboleta? Você vai se surpreender!


Deixe um comentário