Título: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ 
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Um livro literalmente extraordinário, que nos ensina a não julgar um menino pela cara. E aplaudir de pé toda a força dele. O livro que todos deveriam ler, pelo menos uma vez...



August é um garotinho de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética, o que lhe causou uma deformidade facial. Devido isso, desde pequeno, ele passou por diversas cirurgias e nunca frequentou a escola, estudava em casa.

Até que um certo dia, chegou a hora dele conhecer esse lado da vida. Foi então, matriculado na escola e precisava aguentar tudo o que vinha pela frente.

"Se você consegue passar pelo ensino fundamental sem ferir os sentimentos de ninguém, isso é muito maneiro".

Já não era fácil para Auggie suportar os olhares e comentários antes da escola. Lá, é ainda pior. Não só na escola, mas em todo lugar, as pessoas esquecem ou nem percebem que as caras e comentários que fazem, magoam. Falar e agir muito antes de pensar e acabar fazendo mal.

Isso foi uma coisa que lendo deu pra ver, as vezes um comentário que pra gente pode não ser maldoso, para os outros, pode ser a gota d'água. Em Extraordinário, a gente se coloca no lugar do August. 
O livro tem uma escrita leve e a leitura flui bem rápida. Dividido em vários capítulos narrados por sua família e seus amigos, conseguimos amar ainda mais o Auggie e o quanto ele é forte, apesar de tudo. Por várias vezes dá vontade de abraçá-lo e ao mesmo tempo de bater em outras pessoas.

Um livro comovente, que sem dúvidas fez muita diferença na minha vida. Uma história capaz de abrir nossos olhos para novas atitudes. Aquele tipo de livro que todos deveriam ler, independente de idade. Só de escrever a resenha, já sinto vontade de reler.
Auggie apesar de jovem, é um garotinho bem forte e maduro. Apaixonado por Star Wars e inteligente o bastante para ver o lado leve das coisas, faz com que ele suporte tudo. Apesar de muitas pessoas ignorantes e estúpidas, ele é cercado de pessoas que o ama.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - Auggie.

Durante seu período na escola, um professor sempre escrevia um preceito (lema, citação famosa) no início de cada mês. Uma coisa tão linda, que virou até um outro livro chamado "365 dias extraordinários", com preceitos para o ano todo. Já vi em livraria e achei lindo! Além desse, foi lançado esses dias "Auggie & Eu" que deve ser lindo também.


Deixe um comentário